Quando eu era criança, passava na TV Cultura se pelo não me engano aos domingos, filmes do Carlitos, vivido por Charles Chaplin. Os filmes eram mudos e eu me sentava na sala e assistia. Gargalhava muito com as confusões que ele aprontava em seus filmes.
Na realidade Chaplin inovou e muito para a época. Era ele que criava os roteiros, produzia as músicas e fazia provocações. Tudo muito polêmico para a época! Quem assistiu "O Grande Ditador" e "Tempos Modernos" sabe muito bem do que estou falando... Quem teria a ousadia de provocar Adolf Hitler em plena guerra? E quem mais iria cutucar os padrões industrias também? Só poderia ser uma pessoa com coragem e isso ele teve!
Outro filme interessante que eu assisti foi "A Nous la Liberté". É um filme que critica a substituição do homem pela máquina. Eles acreditavam piamente que com a vinda da máquina, todos teriam mais tempo livre (o que de fato aconteceu!) mas continuariam trabalhando no mesmo local... Bom, todos sabem o que de fato aconteceu não é mesmo? O homem foi substituído e perdeu seu emprego...Outro filme que assisti e gostei muito foi o "E o Vento Levou...". Confesso que tive que me preparar para assistí-lo afinal, é um filme extremamente longo e é preciso estar inspirado. O que mais gosto desse filme são as curiosidades. Foi o primeiro filme a cores produzido no cinema, o Clark Gable que fazia o galã (cada um tem seu gosto né? rss...) simplesmente odiava a Vivien Leigh porque ele considerava uma afronta uma atriz indiana (Sim! Ela era indiana!) fazer um filme contando sobre a guerra de secessão norte americana. O mais bizarro da história é que nas cenas de beijo que os dois faziam, dizem as más línguas que o Clark Gable mordia uma cebola com muito gosto para beijar a Vivien Leigh depois... Coitada dela!!!!
Além disso, esse filme inovou também no quesito Oscar. Foi o filme que mais ganhou oscar na época, quem o superou depois foi o Titanic, e foi o primeiro filme a ganhar o oscar pela participação de melhor atriz coadjuvante negra. Infelizmente, a atriz foi proibida de pisar no evento...
Outro filme que me marcou e também acho interessante comentar é "O Mágico de Oz". Esse filme também inovou com seus "defeitos" especiais da época e por misturar o preto e branco e o colorido. Quando Doroth está no mundo real, as cores do filme são em preto e branco e quando ela passa para o mundo de Oz, o filme fica colorido. Ah sim! Existe um boato que o cão Totó que contracena com Judy Garland no filme está hoje empalhado no museu da MGM. Além disso, segundos boatos de alguns fãs da banda inglesa "Pink Floyd" afirmam que o disco de maior sucesso da banda o "The Dark Side of the Moon" foi totalmente inspirado no filme e se você escutar as músicas assitindo com o filme sem o som, irá perceber uma sincronia... Bom eu fiz isso e não percebi nada, hehehehe...
Esse filme lançou a atriz Judy Garland para o estrelato mas infelizmente não foi um bom negócio para ela. O papel a marcou tanto, que as pessoas não admitiam que ela pudesse crescer, ficou marcada para sempre como a menina inocente dos sapatinhos de rubi. Judy Garland entrou em depressão profunda e morreu sem um tostão. Seu enterro foi realizado com a ajuda de seu grande amigo Frank Sinatra.
Eu não posso deixar de falar do maior ícone do cinema de todos os tempos. Marilyn Monroe claro! Eu já vi alguns filmes dela e o que mais supreendeu quando vi um filme dela pela primeira vez foi o tipo de filme que ela fazia. eu achava os filmes dela seriam com personagens fatais, prontas para matar e com o que eu me deparo? Comédia! sim, Marilyn Monroe era comediante e de mão cheia! Marilyn Monroe foi muito ousada e é muito interessante ver que em nossa época da ditadura da magreza, como as coisas eram antigamente. Mulher bonita era mulher cheinha... A cena do vestido branco esvoaçante mais conhecida de todos os tempos é do filme "O Pecado Mora ao Lado". O filme causou muita polêmica, porque ele conta a história de um homem que após a esposa ir viajar com as crianças nas férias de verão se vê tentado com a nova vizinha que é a Marilyn Monroe! Detalhe! O cara passa o filme inteiro conversando com a Marilyn e em momento algum é citado um nome para a personagem dela... O filme da cena mais conhecida de Marilyn Monroe é justamente com uma personagem sem nome...Esse filme também causou desentendimento com a vida pessoal da atriz, pois pela cena do vestido, que causou muito tumulto, rendeu um divórcio para ela...
E para finalizar, eu não posso deixar de falar da minha atriz preferida, Audrey Hepburn. Para mim ela foi um ícone e está para nascer uma pessoa que chegue aos pés do talento que ela exibiu. Foi uma pessoa de boa índole, que sabia atuar e era muito inteligente. Qualquer papel que ela fazia era muito bem feito.Eu já vi muitos filmes dela e comprei alguns, "Cinderela em Paris", "Sabrina", "Quando Paris Alucina", etc... Mas o meu preferido sem sombra de dúvida é o "Bonequinha de Luxo". É um filme que trata de sonhos de uma mulher que quer tentar a vida e seu grande sonho é comprar algo da joalheria tradicional "Tiffany's & Co". Nada boba, não é mesmo? A cena que mais marcou o filme é justamente quando ela fica apreciando a vitrine da loja. Sem falar na música "Moon River" que me emociona só de ouvir e que foi composta especialmente para a atriz. Na minha viagem de navio eu pedi ao pianista do piano bar para tocá-la para mim e como sempre me emocionei... Aliás enquanto a Audrey Hepburn era viva, ela mantia parceria com a joalheria e com a grife "Givenchy" para promover as marcas. Essa parceria com a "Givenchy" começou no filme "Sabrina" e foi madrinha da "Tiffany's", escrevendo uma carta de maor para loja. Além disso, Audrey foi uma grande ativista e sempre tentou ajudar o próximo... Enfim, sempre gostei de filmes antigos e ultimamente passei a admirá-los mais. Saber como as produções eram feitas e as idéias para a produção de efeitos especiais me fascina... Hoje, os filmes também são muito bons mas existem alguns que exageram muito na utilização de recursos gráficos... Um exemplo é a refilmagem do "A Fantástica Fábrica de Chocolate", a versão atual ficou horrenda... Por isso algumas coisas tem que ficar do jeito que são para preservar seu charme, senão perde a graça... Acabei de comprar o filme "Casablanca" e estou louca para vê-lo... Amo o mundo retrô!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário